Alexandre Chivale

Sócio-Administrador

achivale@acadvogados.co.mz

Especialidade: Contencioso, Arbitragem, Insolvência/ Bancário, Cambial e Investimento Estrangeiro

Alexandre Chivale é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da UEM, onde frequenta actualmente o Mestrado em Ciências Jurídicas (na fase de dissertação). É membro da Ordem dos Advogados de Moçambique e membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial.

Representa os nossos clientes em tribunal (no Tribunal Supremo, nos Tribunais Superiores de Recurso, Tribunais Provinciais e Distritais) tanto do sector público como do sector privado e instituições internacionais, bem como assessoria jurídica em matérias relativas ao direito bancário e cambial, comercial, societário, com principal enfoque para a negociação e revisão de contratos comerciais e de financiamento, registo de investimentos e operações cambiais junto ao Banco de Moçambique e constituição de instituições financeiras.

Tem experiência de trabalho na área jurídica e de advocacia, tendo iniciado o seu percurso profissional como Assessor Jurídico da Juíza-Presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (Abril de 2003 – Junho de 2004) e, posteriormente, como Assessor Jurídico do Conselho Superior da Magistratura Judicial (Junho de 2004 – Abril de 2006). De Junho de 2006 a Outubro de 2007 prestou consultoria multidisciplinar ao Departamento Jurídico dos Bancos ProCredit e Terra. De Dezembro de 2007 a Outubro de 2009 trabalhou como Jurista Sénior na DHD – Consultoria e Participações e no Grupo SOICO. Foi igualmente Consultor Sénior na Sal & Caldeira, Advogados (Maio de 2010 – Abril de 2014) e Advogado Sénior na Mozambique Legal Circle (Maio de 2014 a Fevereiro de 2015).

Foi docente de Direito das Obrigações 1, na Faculdade de Direito da UEM, de Direito Processual Civil, na Universidade Técnica de Moçambique (de Fevereiro de 2006 – Julho de 2008) e no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (de Agosto de 2007 – Maio de 2011) e nesse período foi tutor e oponente de vários trabalhos de fim de curso.

Línguas: Português, Inglês e Francês.